Apontamentos

Nesta seção apresento comentários curtos sobre o noticiário e fatos relevantes.

Publicada a Quarta Edição da Newsletter Fuga para a Realidade

Chegou à quarta edição a newsletter Fuga para a Realidade, em que publico artigos selecionados e análise de fatos relevantes. Nesta edição, mostro como se cria fake news a partir de dados verdadeiros, interpretação distorcida e inferências falsas; comento a recente decisão do STF de declarar Sergio Moro suspeito no caso do triplex do Lula; argumento que Brasília é prova de que o comunismo era mais que uma ameaça em 1964. Leia e inscreva-se aqui!

Leia e compartilhe

A Maior Força Opressora é a Estupidez Ideológica

Como se não fosse suficiente a doutrinação ideológica de cunho marxista revolucionário nas escolas e universidades, que já vem de décadas e é causa de infantilização e atrofiamento intelectual de gerações de estudantes, os ideólogos do progressismo, comunistas utópicos e outros seres descompromissados com a realidade, tentam destruir o que resta de racionalidade no ensino e na cultura. Iniciativas estúpidas ou fraudulentas como o ensino de “afro-matemática”, o “cancelamento” de grandes compositores, a deformação de clássicos literários para que se adéquem ao pensamento contemporâneo, o combate a um suposto racismo estrutural a partir de “cotas epistêmicas”, todos esses movimentos não…

Leia e compartilhe

As Tecnicalidades Jurídicas e o Caminho para o Precipício

Sempre houve no Brasil um grande desconhecimento das tecnicalidades jurídicas que levam um indivíduo a ser condenado ou absolvido pela Justiça. A única coisa que todo brasileiro entende é que aqui vige o in dubio pro corrupto. Ninguém mais se espanta com isso. O que causa apreensão agora, hoje, é que parecemos estar entrando numa era em que o acusador é considerado criminoso e propaga-se a doutrina de que o processo é a causa do dano. Não apenas foi Sergio Moro declarado suspeito como apareceu gente graúda afirmando que o que realmente prejudicou o país foi a atuação da Lava…

Leia e compartilhe

A Ciranda da Justiça Brasileira

Nesta altura dos acontecimentos, ninguém ficou surpreso com a confirmação, pelo STF, da suspeição de Sergio Moro no caso do triplex de Lula. A mesma Corte já havia declarado inválido o processo, por tecnicalidade ligada à jurisdição em que foi originalmente julgado. “Incompetência territorial” é o nome em juridiquês. E não nos esqueçamos do vai e vem da prisão em segunda instância, que ora vale, ora não vale, desde há muito tempo. Ao leigo, como eu, tudo parece uma enorme confusão, mas é possível distinguir alguma forma através da neblina. Se a condenação em segunda instância não é mais suficiente…

Leia e compartilhe

As Khrushchyovkas de Brasília e o Espectro do Comunismo

Quem visita os países do antigo bloco comunista na Europa não deixa de se impressionar com a semelhança de vários de seus bairros residenciais com as superquadras de Brasília, com a UNB, com a UFRJ. Os caixotes de concreto que dominam nossa capital não têm esse aspecto embrutecido e deprimente por acaso. Sua arquitetura — e o urbanismo das superquadras — são espelhos do que se fazia naquela época, do lado de lá da Cortina de Ferro. Na União Soviética e em seus satélites, cidades inteiras foram erguidas sob a mesma concepção opressora. Os blocos residenciais que dominam as áreas…

Leia e compartilhe

A CPI da Covid Precisa Investigar Desvios, mas sem Virar uma Caça às Bruxas

A CPI da Covid precisa ser conduzida com prudência e equilíbrio, pois há grande risco de que se torne uma caça às bruxas. É preciso, sim, investigar e punir desvios, corrupção. Mas também é preciso evitar julgamentos emocionais sobre decisões tomadas por gestores que trabalham sob enorme pressão e sem informação completa. Exceto em casos de negligência criminosa ou descumprimento de leis ou protocolos, não se pode assumir que era fácil ou mesmo possível ter decidido melhor.

Leia e compartilhe

Bolsonaro é Genocida ou Perdulário?

Jornalista da Folha denuncia o governo por pagar antecipadamente por vacinas contratadas e ainda não entregues, algumas das quais ainda sem aprovação da Anvisa. Por meses o presidente Bolsonaro tem sido acusado do oposto, muitas vezes pela própria Folha, cujos colaboradores o chamam de assassino e genocida, por não ter contratado toda e qualquer vacina planejada um ano atrás. Com críticos como esses não há como estar certo. Se ele espera a vacina ser aprovada, dizem que é um genocida assassino. Se a encomenda antecipadamente, dizem que é um perdulário irresponsável. Como é que se faz para ficar bem na…

Leia e compartilhe

O Verdadeiro Dilema da Corrupção no Brasil de Hoje

Todos se preocupam com a existência de políticos e servidores públicos corruptos. Todos sabem que existe corrupção ativa e passiva. Todos entendem que os problemas éticos não se manifestam apenas nas práticas corruptas como também na omissão diante delas. O que pouca gente compreende é que esses parâmetros são válidos apenas no que concerne a corrupção como conduta individual ou de grupos. Quando um órgão, uma estatal, um governo inteiro é usado como instrumento de corrupção, todos os seus funcionários se tornam agentes da corrupção, mesmo sem participar conscientemente dela, mesmo sem saber de nada. O servidor mais honesto, o…

Leia e compartilhe

Nos Estados Unidos, a Lei Vale Mais

A Folha relata que “Ex-chefe da Braskem admite nos EUA culpa por suborno envolvendo Petrobras”. O cidadão, José Carlos Grubisich, pagará multa e aguarda decisão sobre pena de prisão, que pode chegar a dez anos. Segundo seu advogado, ele “espera poder acertar suas contas com a Justiça para poder voltar ao Brasil“. Já no Brasil, está chegando o dia em que o juiz acaba preso e quem denunciou paga a multa.

Leia e compartilhe

Escolas Fechadas Causam Dano Irreparável a Todos

Estudo do FMI estima que estudantes brasileiros que hoje têm de 10 a 19 anos podem perder até 8% de sua renda futura, se as aulas perdidas na pandemia não forem repostas. Não sei se o número estimado é bom, mas o quadro é esse. Mas não apenas os estudantes perderão. A menor qualificação dos jovens de hoje se refletirá em menor remuneração para eles e menor produtividade geral da economia como um todo. Vai todo mundo perder, como diria uma economista famosa. Parte do dano já deve ser irreversível, especialmente para os mais pobres. Para quem precisa começar a…

Leia e compartilhe

O Presidente Fala Palavrões Demais?

A Ordem de Advogados do Brasil (OAB) afirma que “o governo Bolsonaro acabou por ter a pandemia sob seu controle, sob seu domínio, utilizando-a deliberadamente como instrumento de ataque (arma biológica) e submissão de toda a população” [Grifo meu]. O Tribunal de Contas da União (TCU) acusa o Ministério da Saúde de não ter tomado as decisões que deveria ter tomado (segundo o que o ministro relator do TCU acha que teriam sido as melhores decisões, supõe-se). O Supremo Tribunal Federal (STF) distribui doces para a oposição e deixa o presidente sempre de castigo. Claro que o STF tem competência…

Leia e compartilhe

Lacradora Americana Quer que Negros Morram

A atriz e apresentadora de TV americana Chelsea Handler usou sua conta no Twitter para incitar negros a desacatar policiais. Segundo ela, eles já seriam provavelmente baleados, de todo modo. Ela diz, “Por que uma pessoa negra deveria sequer acatar ordens de um policial já que há 50/50 chances de ser ‘acidentalmente’ baleado?” A lacradora não apenas insinua que policiais deliberadamente matam negros, como estimula os negros a adotar atitudes que podem levá-los à morte. Dos raros casos em que encontros com a polícia americana levam à morte, quase todos envolvem agressão a policiais ou resistência à prisão. Ela quer…

Leia e compartilhe

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

Inscreva-se em minha lista:

Receba em primeira mão os melhores artigos e análises sobre política, cultura e sociedade.

Assinatura recebida!

Verifique seu e-mail e confirme a assinatura do boletim informativo.